Pesquisar

19 de fevereiro de 2010

AMIGO .....o seu maior inimigo.


AMIGO..... este pode ser o seu maior inimigo



“Até tu, Brutus ?”

Passei durante muitos anos  no meu dia a dia, ouvindo e observando pessoas  próximas a mim, sempre com a preocupação em  analisar o seu modo de ser para posteriormente e num raro momento, pensar em chamá-los de amigo.
Sempre acreditei que em questões de amizade, não existe meio termo, ou a pessoa é um grande amigo ou um perigoso  inimigo.
Observando com mais clareza e pelo conhecimento da razão, pude verificar que, a maioria das pessoas deste meu laço de amizade não eram meus amigos e sim grandes inimigos. Sempre usei como arma, a coisa de estar sempre em alerta, nunca participando a elas qualquer fato  pertinente a minha vida pessoal ou de minha família. Analisava muito o meu modo de  ser e dos ditos amigos  onde cheguei a várias conclusões e indagava a mim mesmo: será que esta pessoa realmente é digna de minha amizade?
Dificilmente vamos encontrar como amigo uma pessoa cuja índole seja duvidosa.
Aquele sujeito que realmente numa forma natural  reprove o respeito à vida e aos princípios da moral e dignidade, jamais poderá ser um amigo. Este sujeito dito como amigo normalmente é mentiroso e quando menti é  falso.
Muitas vezes esta falsidade não esta apenas nas palavras e sim no seu modo de ser.
Esta pessoa usa a falsidade e a mentira propositadamente para enganar os outros no intuito de atingir um objetivo muitas vezes egoísta, levando-o indiretamente  a enganar a si mesmo. Por certo o faz por medo,  por temer as consequencias de um fato ou erro cometido; por vaidade, por tentar se fazer admirado pelos amigos conhecendo bem o abismo que há entre ele e o que gostaria de ser;  pela inveja, por não suportar que os outros sejam mais felizes, mais ricos e mais inteligentes que ele; pela bajulação, para cair nas graças de alguém, elogiado falsamente os outros para ganhar com isso algum proveito. Todo este jogo de comportamento  egoísta é uma espécie de fuga que, por uma fraqueza de espírito,  faz com que o  sujeito viva num mundo falso de ilusão subjetiva.
Hoje, eu observo as pessoas próximas  com muito mais habilidade do que eu observava antes e  sempre coloco em dúvida e reluto  em  acreditar numa verdadeira amizade. Vejo pessoas sendo enganadas com muito mais facilidade talvez por não darem muita importância à verdade.
Quando vivemos na verdade vivemos em harmonia, quando amamos a verdade vivemos intensamente a natureza humana e a natureza de Deus.

Dedico esta mensagem a algumas pessoas que por pureza de alma, pelo respeito e dignidade posso chamá-los realmente de meus amigos: Jaime(Grifa)(BH), Wanderley Duarte(BH), Pelé(RJ), Lenine(BH), André Tôrres(BH), Eli(BH), Milton José Rodrigues(SP), José Ormany Araujo(RJ), Joaquim Neto(BH).

Para refletir
Não há amigos, apenas há momentos de amizade.
Jules Renard

O amor pode morrer na verdade, a amizade na mentira.
Abel Bonnard

A amizade não se busca, não se sonha, não se deseja; ela exerce-se (é uma virtude).
Simone Weil

Para julgar um homem, basta observar quais os seus amigos.
François Fénellon

Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.
Sócrates

Os caracteres mais sociáveis são, às vezes, aqueles que menos dignidade possuem.
George Sand

A origem da mentira está na imagem idealizada que temos de nós próprios e que desejamos impor aos outros.
Anais Nin

Se você tira a mentira vital a um homem vulgar, tira-lhe ao mesmo tempo a felicidade.
Henrik Ibsen

“O homem sábio sempre evita dizer a verdade quando ela possa parecer mentira, a fim de não ser injustamente tido por mentiroso.”
Dante Alighieri (A Divina Comédia)

Prefiro sofrer com uma verdade, do que ver que minha felicidade é baseada na mentira!
Aline Oliver

Prefira ser odiado com a verdade do que ser amado com a mentira.
Andressa Corrêa

Quanto mais me aproximo da verdade, menos compreendo o porque da mentira...
Cesar Jihad

Gostar verdadeiramente de uma pessoa é saber sempre se colocar no lugar dela e saber que tudo de bom ou de ruim que faças a ela  estarás fazendo a si próprio.
Achiles Holanda

Nunca fales aquilo que não gostaria de ouvir.
Nunca faças aquilo que não gostaria que fizessem com você.
Achiles Holanda

Achiles Holanda

2 comentários:

  1. É a mais pura realidade meu irmão, te amo muito porqure alem de ser meu irmão me ensina muito com suas experiencias de vida.

    ResponderExcluir

Este blogue respeita todos os seus leitores... mas você é especial!
Obrigado pelo comentário!"