Pesquisar

23 de fevereiro de 2010

QUEM SOU EU





QUEM SOU EU.

Sempre imaginei um dia escrever algo que pudesse de alguma forma ajudar as pessoas.
Escrever tirando todo o véu da mentira que sempre acobertou a verdade de nossa existência.
Não sou filosofo, poeta e nem escritor, sou apenas um homem que jamais poderia ficar inerte as mentiras e as fantasias que sempre viveu o homem.
Não vivo de sonhos, vivo de realidades, imagino que a vida é um espelho que reflete tudo aquilo pertinente a nossa existência.
Imagino que a cada dia que passa a vida será muito mais difícil para todos os homens independendo de sua posição social.
Sou convicto em afirmar que, o dia de amanhã será bem pior que o dia de hoje, principalmente tomando por base que amanhã eu terei menos um dia de vida do que tenho hoje.
Admiro a verdade, a honestidade, a caridade, a natureza e Deus.
Como o mundo seria diferente se vivêssemos na verdade.
Como o mundo seria diferente se vivêssemos na honestidade.
Como o mundo seria diferente se vivêssemos na caridade.
Como o mundo seria diferente se vivêssemos a natureza.
Como o mundo seria diferente se vivêssemos plenamente em Deus.
Que meus filhos, netos, amigos e todas as pessoas de bem, possam por um instante ler e tirar algum proveito de tudo que escrevo e de alguma forma, abrir seus corações e passar para as outras pessoas pelo menos algumas palavras que venham ajudá-los a enfrentar as diversidades da vida.
Achiles Holanda

22 de fevereiro de 2010

CUIDADO COM VÍRUS - WEB

CUIDADO, você que trabalha ou utiliza a web muito cuidado.

Diariamente milhares de vírus são criados e publicados com a intenção de coletar dados dos internautas.
São programas desenvolvidos para alterar nociva e clandestinamente softwares instalados em um computador., têm o comportamento semelhante ao do vírus biológico: multiplicam-se, precisam de um hospedeiro, esperam o momento certo para o ataque e tentam esconder-se para não serem exterminados.
Os vírus de computador podem anexar-se a quase todos os tipos de arquivo e espalhar-se com arquivos copiados e enviados de usuário para usuário.

Quais os tipos de vírus mais conhecidos.

Existem atualmente 14 categorias de vírus de computador. Veja abaixo quais são os tipos de vírus e suas características:

ARQUIVO - Vírus que anexa ou associa seu código a um arquivo. Geralmente, esse tipo de praga adiciona o código a um arquivo de programa normal ou sobrescreve o arquivo. Ele costuma infectar arquivos executáveis do Windows, especialmente .com e .exe, e não age diretamente sobre arquivos de dados. Para que seu poder destrutivo tenha efeito, é necessário que os arquivos contaminados sejam executados.

ALARME FALSO - Não causa dano real ao computador, mas consome tempo de conexão à Internet ao levar o usuário a enviar o alarme para o maior número de pessoas possível. Se enquadra na categoria de vírus-boato e cartas-corrente.

BACKDOOR - Como o próprio nome diz, é um vírus que permitem que hackers controlem o micro infectado pela "porta de trás". Normalmente, os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da rede. Ao executar o arquivo, o usuário libera o vírus, que abre uma porta da máquina para que o autor do programa passe a controlar a máquina de modo completo ou restrito.

BOOT - Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.

CAVALO DE TRÓIA (TROJAN) - São programas aparentemente inofensivos que trazem embutidos um outro programa (o vírus) maligno.
ENCRIPTADOS - Tipo recente que, por estarem codificados, dificultam a ação dos antivírus.

HOAX - Vírus boato. Mensagens que geralmente chegam por e-mail alertando o usuário sobre um vírus mirabolante, altamente destrutivo. Veja também: O que são hoaxes.

MACRO - Tipo de vírus que infecta as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.

MULTIPARTITE - Vírus que infecta registro mestre de inicialização, trilhas de boot e arquivos.

MUTANTE - Vírus programado para dificultar a detecção por antivírus. Ele se altera a cada execução do arquivo contaminado.

POLIMÓRFICO - Variação mais inteligente do vírus mutante. Ele tenta dificultar a ação dos antivírus ao mudar sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação.
PROGRAMA -  Infectam somente arquivos executáveis, impedindo, muitas vezes, que o usuário ligue o micro.

SCRIPT - Vírus programado para executar comandos sem a interação do usuário. Há duas categorias de vírus script: a VB, baseada na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script pode vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg

STEALTH - Vírus "invisível" que usa uma ou mais técnicas para evitar detecção. O stealth pode redirecionar indicadores do sistema de modo a infectar um arquivo sem necessariamente alterar o arquivo infectado.

Eu particularmente recebo uma média de mais de 20 mensagens maliciosas contaminadas, já com muitos anos em atividade, eu nunca fui vítima de qualquer tipo de vírus.
Eu utilizo o GMAIL que é um serviço gratuito de webmail criado pelo Google em 2004. Por padrão, o Gmail está configurado para usar o HTTPS, um protocolo seguro que fornece comunicações autenticadas e criptografadas.
Além que ser específico para enviar e receber e-mails, o Gmail oferece muitas alternativas para eliminar e identificar mensagens maliciosas e saber inclusive o endereço IP do remetente.

Como saber onde está quem enviou um email para você.
Você pode tentar descobrir o endereço IP do remetente e, a partir dele, saber de onde veio a mensagem. 
Confira como.
Primeiro, tente obter o endereço de IP.
Se uma pessoa utiliza a interface web do Gmail para mandar uma mensagem, o endereço de IP dela não será incluído no cabeçalho (aquele que mostra os detalhes do remetente e do destinatário, a data, o assunto e o servidor utilizado). No entanto, se for utilizado um cliente como o Microsoft Outlook ou um para dispositivos portáteis, o endereço de IP é revelado.

Portanto, abra a mensagem e clique em “Mais”, representado por uma seta para baixo que fica no canto superior direito da mensagem. No menu de contexto que é revelado, clique em “Mostrar original”.

Pesquise pelo texto “Received: from”, o qual deverá ser encontrado na parte de cima do arquivo. Você poderá encontrar um endereço de IP neste campo, e há diferentes serviços que você pode usar para descobrir a localidade dele. Um deles é o Wolfram Alpha, bastando acessar o site, digitar o IP no campo de busca e conferir o resultado.

Pelo fuso horário do remetente 
Caso não consiga o endereço IP pelo método descrito anteriormente, você pode tentar utilizar o recurso Fuso Horário do Remetente, que vai mostrar o horário no qual a mensagem foi enviada na localização do remetente. Claro que não se trata de um recurso infalível, mas pode dar uma pista.

Para habilitar tal recurso, primeiro, acesse as configurações do seu Gmail, clicando no botão representado por uma engrenagem no canto superior direito da tela e, no menu que se abre, em “Configurações”.

Em seguida, clique na aba “Labs”. Use a barra de rolagem para encontrar o recurso “Fuso horário do remetente” e clique em “Ativar”, ao lado dele. Feito isso, role até o final da página e clique em “Salvar alterações”.

Agora, ao clicar nos detalhes de uma mensagem, você saberá o horário de envio e também o horário atual no local de onde a mensagem partiu. Assim, as possibilidades já ficam reduzidas em alguma medida.

Este foi mais um tutorial do Tecmundo.


Em anexo, várias mensagens maliciosas que recebo,  provavelmente com algum tipo de vírus. Eu tenho  por hábito de não abrir nenhuma mensagem ou arquivo de remetente desconhecido e todas as vezes que recebo este tipo de mensagem, após algumas verificações eu uso um dos recursos do Gmail que é “Denunciar Phishing” ou ainda faço a denúncia na Policia Federal, veja abaixo:

http://www.dpf.gov.br/servicos/fale-conosco/denuncias
Crimes na web (crime.internet@dpf.gov.br)

Estou publicando várias mensagens originais que recebo diariamente, a grande maioria até com erros de português e sem dúvida com algum tipo de vírus. 

Muito cuidado, tenha um bom antivírus sempre atualizado e se você tiver dúvida quanto a uma mensagem, não pense duas vezes EXCLUA, é preferível perder uma mensagem que ganhar um VÍRUS.

Achiles































BANDIDOS FAMOSOS (Brasília)



  
Até quando teremos que suportar a inércia dos nossos governantes quanto à criminalidade no Brasil.
A  omissão dos três poderes talvez até se justifique, pois se fossemos um país sério a maioria estaria  atrás das grades.
É difícil de aceitar a falta de vergonha dos nossos  politiqueiros e a omissão do nosso judiciário  no trato da  violência em nosso país.
As pessoas de bem estão sendo dizimadas, os jovens estão sendo violentados e induzidos aos caminhos mais perniciosos já vistos numa sociedade atual. Nossas crianças, pobres crianças, são subjugadas ao sexo, a violência e as drogas.
Nossos empresários nos dias de hoje são reféns dos bandidos e marginais.
E os nossos “Três Poderes” , que na realidade não tem poder algum, aliás tem sim, tem muitos poderes como: omissão, inércia, falta de coragem, falta de dignidade, estupidez, e muito mais.
E o nosso povo, será que um dia irá levantar do “berço esplêndido” e ter pelo menos a coragem de fazer alguma coisa, ou irá fazer como a maioria; perde um filho ou um familiar, estampa a foto dele numa camisa branca e vai as ruas fazer passeata pedindo “PAZ”.
O que deveriam pedir  seria : prisão perpétua ou pena de morte  para crimes hediondos e uma mudança radical no Código Penal Brasileiro que só favorece ao criminoso.
O Brasil talvez seja um dos únicos países do mundo onde o sujeito comete um crime e tem toda a assessória dos “Direitos Humanos” e uma preocupação  imensa  de alguns setores em ressocializa-lo quando na realidade ele deveria pagar pelo crime sendo extirpado da sociedade.


NÚMERO DE MORTES DIRETAS E TAXAS EM CONFLITOS ARMADOS NO MUNDO E NO BRASIL POR HOMICÍDIOS E ARMAS DE FOGO  – 2004/2007

CONFLITOS ARMADOS
2004
2005
2006
2007
  TOTAL      MORTOS
IRAQUE
9.803
15.788
26.910
23.765
76.266
SUDÃO
7.284
1.098
2.603
1.734
12.719
AFEGANISTÃO
917
1.000
4.000
6.500
12.417
COLÔMBIA
2.988
3.092
2.141
3.612
11.833
BRASIL - HOMICÍDIOS
48.374
47.578
49.145
47.707
192.804
BRASIL – ARMAS DE FOGO
37.113
36.060
37.360
36.840
147.373
Taxas em  100.000 habitantes
Fontes Conflitos Armados  : Global  Burden of Armed Violence
Homicídios e Aramas Brasil – SIM/SVS/MS


MORTALIDADE EM CONFLITOS ARMADOS NO MUNDO-Resumo

BRASIL
HOMICÍDIOS
1980-2010
30
1.091.125
36.371
GUATEMALA
GUERRA CIVIL
1970-1994
24
400.00
16.667
EL SALVADOR
GUERRA CIVIL
1980-1992
12
80.000
6.667
TIMOR LESTE
INDEPENDÊNCIA
1974-2000
26
100.000
3.846
KURDOS
DISPUTA TERRITORIAL
1961-2000
39
120.000
3.076
ANGOLA
INDEPENDÊNCIA
1961-1974
13
39.000
3.000
ANGOLA
GUERRA CIVIL-UNITA
1975-2002
27
550.000
20.370
ISRAEL - PALESTINA
DISPUTA TERRITORIAL/RELIGIOSA
1947-2.000
53
125.000
2.358
Fonte : Mortes por Armas de Fogo
Obs. Comparativo apenas com os conflitos mais longos.


NÚMEROS E TAXAS DE HOMICÍDIO (EM 100 MIL) BRASIL – 1980/2010-Resumo

ANO
HOMICÍDIOS
TAXAS
1980
13.910
11,7%
1985
19.747
15%
1990
31.989
22,2%
1995
37.128
23,8%
2000
45.360
26,7%
2005
47.578
25,8%
2010
49.932
26,2%
TOTAL
1.091.125



NÚMEROS DE ÓBITOS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO – BRASIL 1996/2010

CATEGORIA
1996
2000
2005
2010
PEDRESTRE
24.643
13.643
13.924
11.946
CICLISTA
620
1.238
2.055
1.909
MOTOCICLISTA
1.421
3.910
8.089
13.452
AUTOMÓVEL
7.188
8.262
9.492
11.405
CAMINHÃO
771
1.042
1.401
1.404
ÔNIBUS
129
199
224
190
OUTROS
508
701
810
682
TOTAL
35.281
28.995
35.994
40.989


NÚMEROS DE ATENDIMENTOS DE CRIANÇAS E ADOLECENTES
DE 1 A 19 ANOS POR VIOLÊNCIAS SEGUNDO RELAÇÃO COM O AGRESSOR
E FAIXA ETÁRIA DAS VÍTIMAS – BRASIL 2.011

Relação com a vítima
                      Número de Atendimentos
Idades
1
1-4
5-9
10-14
15-19
Total
PAI
839
1.302
1.066
1.326
821
5.354
MÃE
1.768
2.223
1.362
1.332
768
7.471
PADASTRO
53
240
509
741
337
1.880
MADASTRA
5
28
52
64
37
186
CÔNJUGE



113
933
1.035
EX-CÔNJUGE



38
309
347
NAMORADO



598
505
1.103
EX-NAMORADO



71
288
359
IRMÃO
48
98
153
305
408
1.012
AMIGO/CONHECIDO
147
446
1.154
2.574
2.361
6.682
DESCONHECIDO
161
232
336
1.182
2.675
4.586
OUTROS
556
1.286
1.252
1.846
3.081
8.021
TOTAL
3.577
5.855
5.884
10.190
12.530
38.036







OBS. estes levantamentos referem-se apenas até os anos de 2007/2011. Os dados atuais são bem mais assustadores.

Achiles Holanda